Aberta inscrições que habilita contadores
   No dia 23 de abril serão abertas as inscrições para o 13º EQT (Exame de Qualificação Técnica), que possibilita o registro no Cnai (Cadastro Nacional de Auditores Independentes) do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

O EQT habilita contadores para atuar como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados.

As inscrições poderão ser feitas no site do CFC (www.cfc.org.br) pelo link http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=7443. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150.

Provas

O Exame de Qualificação Técnica é realizado uma vez por ano e é composto por três provas. Todas serão realizadas em junho deste ano, nas seguintes datas:

· Dia 26 - Qualificação Técnica Geral;

· Dia 27 - específica para Banco Central do Brasil;

· Dia 28 - específica para Susep.

Todas as provas serão aplicadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília. Os locais serão divulgados nos sites do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e dos CRCs (Conselhos Regionais de Contabilidade), a partir do dia 17 de junho de 2013. O edital pode ser consultado no site do CFC - www.cfc.org.br.

Exame

O EQT é realizado desde 2004. Nos primeiros anos, os exames eram aplicados semestralmente, mas se tornou anual a partir de 2008, em função da demanda.

O 12º EQT obteve o total de 1.267 inscritos em todo o Brasil, sendo 960 inscritos para a prova de Qualificação Técnica Geral; 215 candidatos para atuação em Auditoria nas instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil e 92 inscritos para a prova específica para atuação nas instituições reguladas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).